OBJETIVOS E CONTEÚDOS DO PROGRAMA


  1. Como identificar os fatores sociais, econômicos e mercadológicos que impactam nos negócios da empresa e a gestão dos recursos humanos.
  2. Como avaliar a estrutura, objetivos e políticas de recursos humanos adotadas na empresa e sua adequação ao  contexto sócio, econômico e mercadológico.
  3. Ser capaz de definir de modo inovador e criativo as estratégias, métodos e conjunto de projetos de intervenção da área de RH.
  4. Ser capaz de contratar e negociar com os stakeholders as melhores alternativas para que os recursos humanos contribuam para vencer os desafios impostos pela realidade dos negócios da empresa.
  5. Ser capaz de liderar projetos estratégicos e sistêmicos para criar na empresa excelência na gestão dos recursos humanos. 
  6. Como avaliar e corrigir permanentemente, em conjunto com a alta liderança, os impactos dos programas de recursos humanos e sua adequação aos objetivos estratégicos, metas e resultados concretos da empresa.




DETALHES DO PROGRAMA

Sugestão de conteúdos. Pode ser totalmente adaptado às necessidades específicas da empresa. Solicite uma reunião para melhor definição.

Workshops

#1 – Apresentação
Business Partner o que é e o que não é. Contrato de aprendizagem, formação dos grupos de trabalho, apresentação do estudo de caso, percepção e processo decisório de um consultor interno. Metodologias de Peter Block, Milan Kubr e SisConsult.

#2 –  Diagnóstico da empresa
Análise prática do cenário, Balanced Scorecard, visão, missão, estratégias, cadeia agregadora de valor. Michael Porter, Kaplan & Norton.

#3 – Diagnóstico do RH
Interligar pessoas, estratégias e desempenho.  Perspectivas administrativa, sociotécnica, estratégica e gestão da mudança. Arquitetura estratégica, funções , sistema e indicadores de RH segundo Dave Ulrich e Brian Becker.

#4 – Projetos críticos de RH
Gestão das mudanças, clarificação das estratégias, gestão das competências, desenvolvimento das lideranças. Fator humano na gestão de projetos. Modelos práticos de projetos de RH baseados no PMBOK-Project Management Of  Knowledge.

#5 – Negociar e contratar
Administrar e solucionar conflitos. Estratégias da boa negociação. Negociar com stakeholders, parceiros e opositores às propostas do Business Partner. Como chegar ao sim; como superar o não. Willian Ury.

#6 – Liderar mudanças
Mudança pessoal e mudança organizacional. Os ciclos e crises de ascensão e decadência das empresas. Mudanças imposta, controlada e traumática. Estratégias de RH para a gestão da mudança. Empowerment e o Business Partner. Peter Block, John Kotter, Daryl Conner; Ichak Adizes.

Monitorias

#1.1
Apresentação de situações específicas da empresa. Encaminhamento de solução.

#2.1
Análise das situações específicas da empresa e cenários econômicos e mercadológicos. Como identificar, aproveitar e superar as ameaças e oportunidades.

#3.1
Avaliação da estrutura, funções e sistemas de RH específicos da empresa. Propor mudanças e correções caso a caso.

#4.1
Avaliação e ajustes técnicos de projetos de RH específicos da empresa. Treinamentos, avaliação de desempenho, planos de carreiras, políticas de remuneração etc.

#1.5 
Definição de estratégias de negociação para projetos de RH específicos da empresa. Perfis dos stakeholdes, principais resistências, apoios etc.

#6.1
Atitudes proativas do Business Partner RH na mudança de si mesmo e nas estratégias de mudança organizacional específicas da empresa. Plano de desenvolvimento individual.